Transformação da Cadeia de Suprimentos: desbloqueando valores e potencial escondidos na organização

Publicado em mai. 10, 2018

Como podemos notar e maximizar o valor?

O melhor desempenho e valor comercial é alcançado quando uma organização pode desbloquear o potencial das pessoas. Líderes em todos os níveis de uma organização têm a capacidade de liberar o potencial de seus colaboradores criando um ambiente onde as pessoas têm um propósito de trabalho, se sentem engajadas, sentem-se valorizadas por sua contribuição e têm o poder de interferir nas problemáticas que diminuem o desempenho e diminuem o valor.

Os líderes têm a escolha de impulsionar o desempenho e para isso podem optar por: forçar a conformidade e arriscar desenvolvendo uma cultura de medo e disciplina que represente uma barreira ao desempenho; ou optar por cruzar a ponte cultural (ver Figura 1 no PDF), onde os resultados são obtidos envolvendo as pessoas a entender as razões que impulsionam a excelência nos negócios, construindo o compromisso de fazer as coisas certas.

Para atravessar a ponte cultural, nós, como líderes, temos que mudar nossa mentalidade de dizer às pessoas o que fazer, para engajar, delegar, capacitar e apoiá-las para trazer o melhor de si. Quando os líderes abordam a transformação da organização com a mentalidade de envolver as pessoas, entender seus papéis e como eles contribuem; os líderes permitem e promovem comportamentos que podem desbloquear o potencial oculto de seu pessoal.

Colaboração Agrega Valor

A mentalidade de estimular a colaboração entre funções voltadas à otimização de toda a cadeia de suprimentos integrada é essencial.

Sem um forte foco na colaboração e integração, há um risco de desalinhamento entre os elementos da cadeia de suprimentos e a estratégia de negócios. Se partes do negócio se concentram apenas em suas próprias metas, sem entender o impacto potencial sobre o negócio, existe o risco de que isso possa prejudicar o valor geral do negócio.

A falta de colaboração e pensamento integrado e o desalinhamento tornam difícil, se não impossível, para:

  • Traduzir a estratégia da organização dentro dos resultados comerciais;
  • Envolver a organização na melhoria e criar uma paixão para vencer;
  • Responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado e às demandas dos clientes.

- Qual valor é gerado pelas Operações no aumento da capacidade de produtos e classes de materiais que são bons em fazer - se não há mercado em curso para o produto?

Uma abordagem integrada para a gestão da cadeia de suprimentos, sustentada por mentalidades que focam na melhoria contínua, capacitam as pessoas e a continuação da cadeia de suprimentos. Essa mentalidade e abordagem suportam a execução da estratégia de negócios e é uma fonte de constante criação de valor e vantagem competitiva.

A pergunta a se fazer é: Até que ponto é necessário concentrar-se na melhoria da condução dos elementos não-físicos? Neste contexto, os elementos não físicos são: inovação de produtos, gerenciamento de demanda, compartilhamento de informações e as mentalidades e comportamentos da organização que permitem a colaboração entre funções.

Até que ponto é necessário concentrar-se em toda a cadeia de fornecimento? Certificando-se de que está alinhado com a estratégia de negócios e, ao mesmo tempo, levando em conta a capacidade de ser ágil e se adaptar às mudanças que ocorrem no mercado?

Alinhamento, integração e otimização criam a capacidade do negócio de conquistar e alcançar um desempenho empresarial sustentável.

Para criar uma cadeia de suprimentos alinhada, ágil e adaptável, é essencial direcionar os elementos intangíveis, conforme descrito anteriormente. As organizações devem trabalhar em direção a mentalidades, capacidades, processos e sistemas em todas as funções que permitirão uma abordagem coesa e eficiente da cadeia de fornecimento de ponta a ponta. O desenvolvimento de mentalidades e capacidades que encorajam todos a procurar maneiras de melhorar e buscar oportunidades para criar valor para os clientes é fundamental.

Uma abordagem de ponta a ponta para a transformação da cadeia de suprimentos exige uma mudança de mentalidade, desde a maximização do valor para funções individuais até a otimização de toda a cadeia de suprimentos. Tomando uma abordagem única para a melhoria, isso não leva em consideração de onde cada parte da empresa está começando; poderia resultar em um desempenho abaixo do ideal. Uma abordagem de tamanho único tem o potencial de criar uma falsa sensação de segurança de que a empresa entende para onde está indo, quando, na verdade, pode seguir uma direção errada. Impulsionar a transformação do negócio exige uma abordagem que garanta que cada parte do negócio compreenda os resultados necessários; permitindo-lhes desenvolver o plano de transformação desde o início.

Conduzir a transformação com base em uma abordagem que construa a compreensão dos resultados exigidos e desenvolva mentalidades e comportamentos de liderança que envolvam e capacitem as pessoas, permite que cada elemento da cadeia de suprimentos desenvolva os recursos e processos necessários para fornecer os resultados necessários. O resultado é que todo o negócio comece a se transformar e fique melhor posicionado para gerenciar conflitos que possam surgir.