O papel do líder na recuperação após a crise do COVID-19

Publicado em ago. 17, 2020

Durante a implementação hora a hora dessas estratégias de mitigação para lidar com os dias de hoje, é essencial entender e planejar o que será a recuperação das operações assim que a situação retornar a um novo estado "normal".

Para garantir que seja sustentável e viável, esse novo "normal" que as organizações enfrentarão deve partir do principal facilitador: as pessoas. Garantir a implementação de medidas que permitam ter as condições necessárias para um ambiente de trabalho seguro para a saúde das pessoas será o diferencial. Nesse sentido, o líder, como parte da comunidade e pilar das equipes, é convidado a reconhecer sua maneira de pensar e agir para entender o que ainda é válido em face desse novo “normal” ou o que precisa ser transformado e, assim, apoiar efetivamente o retorno para iniciar a operação comercial.

Como a estratégia de recuperação das operações após a crise pode ser efetivamente apoiada pela liderança?

Aqui estão algumas dimensões que merecem atenção dos líderes diante do estágio de recuperação das operações.

Com quem, onde e quando
É necessário estabelecer os principais atores do processo, bem como o tempo e o local mais eficiente para manter conversações que definam a estratégia de recuperação após a crise. O envolvimento de diversos pontos de vista que agregam valor na tomada de decisões determinará o sucesso, a robustez e a cobertura dos planos projetados.

Prioridades, o que se acredita e o propósito
Generalizando, no contexto organizacional, o objetivo e as prioridades não devem mais ser fundamentalmente alterados se confirmados e/ou ajustados. Os valores se tornam o curso e o caminho para chegar lá. Ao mesmo tempo, em um nível pessoal, dependendo dos diferentes momentos da vida, os seres humanos ajustam um desses três elementos. A revisão desses elementos permite verificar o alinhamento do objetivo, dos valores e prioridades da organização e do indivíduo, estabelecendo a estrutura para o desempenho dos líderes para demonstrar coerência entre o que os líderes dizem e fazem. Valide o nível de prioridade em torno de elementos como a integridade e a saúde das pessoas, estruturas de governança, principais atores da cadeia de suprimentos, novos riscos emergentes devido ao novo estado "normal" de operação, integridade operacional e mecânica de ativos, uso eficiente do tempo dos colaboradores em isolamento e foco na comunicação externa. Eles fazem parte das considerações que as organizações são convidadas a levar em consideração para garantir a recuperação bem-sucedida dos negócios.