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Renovando O Compromisso Com a Excelência Em Segurança

Norfolk Southern Corporation é uma das principais empresas de transporte dos Estados Unidos. Opera em cerca de 32.000 km de rotas em 22 estados e no distrito de Columbia, serve todos os grandes portos de contêineres no leste dos Estados Unidos e fornece conexões eficientes para outras operadoras de transporte ferroviário. A Norfolk Southern opera a maior rede intermodal na região leste e é uma grande transportadora de carvão, produtos automotivos e industriais.

 

A Norfolk Southern se dedica à segurança dos funcionários, clientes e comunidades e trabalha para continuamente melhorar seus esforços na área de segurança.

 

Seja desenvolvendo ou aprimorando programas e ferramentas de segurança para clientes e comunidades ou criando novos processos de segurança para funcionários, a Norfolk Southern se esforça para gerar impactos positivos na segurança de todos.

 

A visão da Norfolk Southern: ser a empresa de transporte mais segura, mais bem-sucedida e mais concentrada nos clientes do mundo

 

A Norfolk Southern acredita que ter uma visão ajuda a gerar prosperidade. Isso desafia fronteiras, cria novas possibilidades e encoraja as pessoas a arregaçar as mangas e fazer o que é preciso para alcançar seus objetivos.

 

A Norfolk Southern sempre coloca a segurança em primeiro lugar e a inclui na visão corporativa. E, embora a Norfolk Southern tenha conseguido se tornar líder em segurança — conquistando diversos reconhecimentos — ganhar prêmios não é nosso objetivo. Segurança é a nossa meta. Proporcionar aos funcionários da empresa um ambiente de trabalho livre de lesões é o mais importante.

 

Mesmo depois de anos de reconhecimento da indústria por sua baixa taxa de lesões, a equipe de administração decidiu envolver um grupo externo de apoio para alcançar um desempenho de segurança ainda melhor. Eles recorreram à DuPont Sustainable Solutions (DSS) em busca de assistência por conta de sua experiência em sistemas de gestão de segurança aplicados tanto na DuPont quanto em outros clientes.

 

Avaliação é o primeiro passo de uma abordagem de várias fases

 

Como primeiro passo, a DSS realizou uma avaliação da cultura de segurança da Norfolk Southern que revelou entre alguns funcionários uma percepção subjacente de que o comprometimento da organização com a segurança havia mudado. Essa percepção foi parcialmente criada por uma alteração feita para combinar esforços operacionais e de segurança, mas também por ter desviado o foco dos incentivos de segurança para o uso de técnicas baseadas na ciência comportamental voltado para segurança e liderança. A avaliação constatou que alguns funcionários sentiram que a mensagem atual não abordava suas preocupações com a segurança pessoal e que eles estavam desejando uma mensagem de que pudessem orgulhar-se.

 

Além disso, a DuPont realizou um workshop de liderança no qual se concluiu que uma mensagem nova e convincente era necessária para reenergizar a segurança em toda a empresa. O desafio era como se comunicar melhor com uma população diversificada e dispersa de funcionários para demonstrar um novo e real compromisso com a segurança na Norfolk Southern.

 

A DSS, então, trabalhou com um comitê da Norfolk Southern para criar uma plataforma de comunicação mais eficaz para a área de segurança e, como resultado, desenvolveu uma campanha de marca com o tema "I am Coming Home™". O objetivo era engajar os funcionários e aumentar a credibilidade da liderança, reforçando o compromisso da companhia com a segurança de seus colaboradores. “I am Coming Home™” demonstra aos funcionários que a empresa se preocupa com a vida deles fora do ambiente de trabalho e reconhece que, para a maioria de nós, a razão mais importante pela qual trabalhamos com segurança é o fato de podermos voltar para casa todos os dias.

 

Os vídeos da campanha da marca foram distribuídos por meio de códigos QR e tecnologia de streaming disponível para a maioria dos funcionários da Norfolk Southern. Para reforçar a campanha, a DSS treinou a equipe de liderança sobre como criar e transmitir suas próprias mensagens internas. A experiência da DuPont mostra que estratégias e plataformas multicanal de comunicação podem tornar-se não apenas um veículo para as mensagens.

 

Usando a psicologia afetiva para reduzir a ocorrência de decisões e comportamentos inseguros

 

Para aumentar ainda mais o engajamento dos funcionários, a DSS desenvolveu um workshop de oito horas baseado em sua solução The Risk Factor. Esse programa de conscientização da segurança pessoal utiliza princípios da psicologia afetiva para sistematicamente melhorar os níveis de segurança, saúde e bem-estar, reduzindo a ocorrência de comportamentos que envolvam riscos elevados e desnecessários.

 

O workshop se concentrou em decisões versus ações, e em influenciar o processo decisório versus administração de comportamentos. Essa abordagem está preocupada em motivar e persuadir a melhorar a cultura e o desempenho da segurança não com foco no QUE é dito, mas COMO é dito.

 

Resultados mostram que a segurança não é apenas parte do trabalho, mas uma prioridade

 

De acordo com a diretoria da Norfolk Southern, o maior impacto sobre a empresa até agora tem sido o melhor engajamento dos funcionários. A implementação dos workshops The Risk Factor em toda a organização e a renovação da mensagem de segurança com a "I am Coming Home™" estabeleceram um novo e fértil terreno na Norfolk Southern que foi recebido positivamente pela grande maioria dos funcionários. O ex-diretor operacional Mark Manion observou que a "I am Coming Home™” é uma mensagem com real significado para cada um dos funcionários. "Quero que nossos funcionários e suas famílias saibam que, na Norfolk Southern, segurança significa que todos voltarão para suas casas. Nada é mais importante do que isso."

 

Como ex-vice-presidente de segurança e ambiente, David Julian afirma que "I am Coming Home™" é mais que um bom slogan, é a razão pela qual todos os funcionários da Norfolk Southern se comprometem diariamente com nossos esforços e atenção para que nós e nosso local de trabalho permaneçam livres de lesões. Para Julian, a campanha "I am Coming Home™" reforça os princípios de segurança baseados em comportamento e liderança que são familiares para todos os funcionários e fortalece a prática da comunicação ponto a ponto. Outros resultados da iniciativa são:

  • Quando concluída, 25.000 funcionários terão sido treinados em The Risk Factor, 250 funcionários terão sido certificados como facilitadores do workshop The Risk Factor e 30 terão sido certificados como facilitadores-master.
  • As principais métricas foram identificadas e aprovadas pela diretoria da Norfolk Southern para serem implementadas na segunda fase do projeto.
  • O engajamento dos funcionários melhorou com o uso de uma poderosa plataforma de comunicação.

 

A segunda fase se concentrará na análise e na melhoria do processo de gestão de risco. Além disso, estão sendo planejados avanços para o processo de revisão da gestão de desempenho por meio da utilização de novos painéis de controle e bases de dados.