Mentalidades e Comportamentos na Jornada de SST das Organizações

Publicado em set. 9, 2020

De acordo com nossa experiência, as organizações têm dado muita ênfase às ferramentas e processos e apesar dos esforços bem-intencionados em torno de sistemas de gestão e processos organizacionais de trabalho, os incidentes ainda podem acontecer e acontecem. Isso porque nossos ativos operacionais, frotas e equipamentos são projetados, operados e mantidos por pessoas - e as pessoas não são perfeitas. Uma pesquisa realizada pela dss+, mostra que mais de 80% dos incidentes dentro do local de trabalho podem ser atribuídos à má tomada de decisão. Uma maneira de reduzir incidentes é entender o que influencia a tomada de decisões dos funcionários.

As empresas podem melhorar o desempenho de segurança compreendendo as características comportamentais de seus trabalhadores. Os funcionários tomam decisões com base no que pensam e sentem. Há também um contexto social que influencia na tomada de decisões, que inclui as normas sociais e regras não escritas que influenciam o comportamento de um indivíduo ou de uma equipe. Entender as mentalidades e os comportamentos pode ajudar as empresas a criar uma cultura de desempenho que pode alcançar resultados superiores. Muitas vezes, o impacto que esses contextos comportamentais tem sobre os resultados é significativamente desvalorizado ou minimizado.

Também identificamos algumas crenças difundidas em organizações que têm dificultado às empresas de avançar em sua jornada de SST. Dentre essas crenças, podemos citar:

  1. “Há uma desconexão entre lideranças seniores e colaboradores da linha de frente”.
  2. “As rotinas para ser seguro impactam significativamente na produtividade”.
  3. “A mudança cultural em SST vai levar muito tempo”.

Vamos compartilhar mais detalhes sobre o que temos identificado em nossos projetos assessorando empresas a avançar em sua gestão e cultura de SST em relação a essas crenças.