Conceito de Qualificação de Contratadas

Publicado em ago. 8, 2022

Com a evolução da terceirização historicamente no Brasil no final da década de 1970 início dos anos 80, através da fortificação de um modelo industrial mais flexível, o que se viu foi a horizontalização de empresas e terceirização de serviços que não fossem essenciais.

Essa mudança de modelo e maneira de operar foi fundamental para o crescimento das grandes corporações focando exatamente nas atividades essenciais gerando especialização, mais eficiência e produtividade. Contudo, as áreas que estão hoje na mão de empresas contratadas seguem sendo fundamentais para o bom funcionamento da cadeia de valor, levando as grandes companhias a ter que garantir um padrão no nível de serviço.

Além disso, no mundo de hoje, com a rapidez da informação, onde a imagem das companhias estão sempre no escrutínio público com uma clara tendência de responsabilização das grandes corporações, não importando se a empresa principal é responsável ou não pelo acidente/ou incidente envolvido, o maior controle das contratadas, que são diretamente ligadas à cadeia de valor, torna-se cada vez mais necessária.

A questão que apresentamos aqui é: Como grandes corporações mantém serviços não essenciais na mãos de empresas contratadas sem perder a visão da qualidade e dos padrões de segurança? Padrões esses que, além de tão necessários para o correto funcionamento da cadeia, impedem que a própria empresa seja envolvida, mesmo que erroneamente, num escândalo ou acidente/incidente de alto potencial de e/ou grandes proporções.